As queixas de tonturas, vertigens e desequilíbrio, têm sido cada vez mais frequentes, sobretudo em indivíduos de elevada faixa etária, conduzindo a insegurança em relação à capacidade do indivíduo de exercer atividades da vida diária, e até mesmo, a dependência familiar. Neste contexto, é imperiosa a atuação do Fisioterapeuta na Reabilitação Vestibular.

A Reabilitação Vestibular é um método de tratamento indicado para indivíduos com distúrbio do equilíbrio, visando a atenuação ou eliminação dos sintomas e uma melhoria da qualidade de vida.

O sistema vestibular encontra-se localizado no ouvido interno, no labirinto posterior, que funciona como um sensor de posição e de movimento.

A Reabilitação Vestibular avalia e trata, através de técnicas manuais e exercícios específicos e individualizados, distúrbios do sistema vestibular, pelo reajuste dos sistemas visuais, propriocetivos e vestibulares.

O aparelho vestibular funciona continuamente, daí que, uma assimetria da resposta do labirinto, conduz a sintomas como:

Vertigem;

Tontura;

Desequilíbrio;

Nistagmo;

Sintomas Neurovegetativos (náuseas, vómitos, sudorese fria, taquicardia, palidez..);

Distúrbios de audição (zumbido, perda auditiva…);

Dificuldade de fixação do olhar;

Cefaleias;

Dificuldade de concentração.

Uma das causas dos distúrbios do equilíbrio, poderão ser processos inflamatórios decursivos no sistema vestibular, contudo, dificuldades de atenção e de concentração, cansaço e ansiedade, são aspetos que também devem ser tidos em conta, uma vez que são características frequentes em pacientes com distúrbios do equilíbrio.

A Reabilitação Vestibular tem sido reconhecida como tratamento de escolha para pacientes com distúrbios do equilíbrio. Desta forma, o papel do Fisioterapeuta é fundamental na sua avaliação, diagnóstico e tratamento.

 

Clínica Integrativa UNO

Acupuntura Médica | Medicina Estética | Medicina Antienvelhecimento | Fisioterapia | Psicologia | Hipnose Clínica | Medicina do Trabalho

Deixe um comentário