Em muitas culturas, a prática de massajar o bebé é uma arte que passa de geração em geração. A proposta da Massagem Infantil é proporcionar ao bebé um ambiente de intimidade e conforto para que possa relaxar e também uma oportunidade de aprofundar o vínculo mãe-filho e pai-filho.
A Massagem Infantil apresenta movimentos com suaves compressões, lentos e alongamentos por todo o corpo do bebé: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto. Vimala McClure (fundadora da Associação Internacional de Massagem Infantil) combinou a sua experiência prática com os efeitos positivos da massagem indiana, massagem sueca, yoga e reflexologia numa bela e simples rotina. Ela denominou as técnicas, delineou uma abordagem especial para bebés com cólicas ou sintomas de cólicas, desenvolveu a técnica do Toque de Relaxamento e um curso completo para pais e cuidadores de bebés.
Benefícios para o bebé
As quatro principais categorias de benefícios da Massagem Infantil, definidas por Vimala McClure como benefícios gerais são: interação, estimulação, alívio e relaxamento.
A interação inclui:
A promoção do bonding, promoção de uma vinculação segura, comunicação verbal/não verbal, tempo de qualidade para os dois, competências comunicacionais pré-linguísticas, atenção unilateral, sentimento de respeito, o uso dos cinco sentidos, amor, tolerância, toque nutritivo, contacto precoce com ambos os pais, empatia, imitação.
Estimulação de:
Sistema circulatório, digestivo, hormonal, sistema imunitário, linfático, sistema nervo, respiratório, sistema vestibular (coordenação e balanço), desenvolvimento da linguagem, melhoria das capacidades de aprendizagem, desenvolvimento muscular e tónico, crescimento, eliminação, integração sensorial, ligações entre neurónios, consciência mental/corporal.
O alívio pode ajudar:
Gases e cólicas, obstipação e eliminação, dores gastrointestinais, muco em excesso, dores do crescimento, tensão muscular, desconforto dos dentes, desorganização do sistema nervoso, sensibilidade ao toque, tensão física e psicológica, amaciar a pele.
O relaxamento pode ser demonstrado através de:
Melhoria nos padrões de sono, ajuda a normalizar o tónus muscular, aumento da flexibilidade, aumento dos mecanismos ambientais de coping, regulação dos estádios comportamentais, estar calmo, melhoria da capacidade de se acalmar (conhecida como capacidade de regulação), redução dos níveis de stress e hormonas de stress (cortisol e noradrenalina), níveis mais altos de relaxamento ou de hormonas antisstress (ocitocina e serotonina), aumento de dopamina, diminuição da hipersensibilidade, menor hiperatividade.
Benefícios para os pais:
Melhorar a compreensão do seu bebé, ler e respeitar os sinais, promover o bonding, promover uma vinculação segura, melhorar a autoestima e confiança, melhorar as competências parentais, atividade positiva, envolvimento precoce do pai, oportunidade para conhecer a singularidade do bebé, tempo de qualidade, diminuição das hormonas de stresse, aumento dos níveis de hormonas de relaxamento (como ocitocina e prolactina), relaxamento, melhoria do sono, estimula a lactação, diminuição da depressão pós-parto, conhecer outros pais (aspeto social). Envolvimento de irmãos, diminuição da rivalidade entre irmãos, envolvimento da família alargada, intensificação do respeito, ambiente relaxante, redução de conflitos, melhorias do sono.
Benefícios para a sociedade:
Aumento do toque positivo, intensificação do respeito e da empatia, redução do abuso, violência, vandalismo e crime, redução dos custos do Sistema Nacional de Saúde devido a uma sociedade mais saudável.
Clínica Integrativa UNO
Acupuntura Médica | Medicina Estética | Medicina Antienvelhecimento | Fisioterapia | Psicologia | Hipnose Clínica | Medicina do Trabalho