EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

O processamento natural da informação é reposto e assim após uma sessão com EMDR, a perceção psicossensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece.

O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

É um poderoso método psicoterapêutico. Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.

Até hoje estima-se que o EMDR ajudou meio milhão de pessoas de todas as idades a libertarem diferentes tipos de traumas psicológicos.

Esta nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais foi desenvolvida por Francine Shapiro, psicóloga americana, na década de 80, e desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, com recomendação especial da OMS e da Associação Americana de Psiquiatria.

Fruto de larga pesquisa as possibilidades de intervenção foram ampliadas passando a abranger as fobias, os transtornos do pânico, depressão e enfermidades psicossomáticas. Denominada genericamente como terapia de Reprocessamento, o EMDR ® foi idealizado como terapia breve e focal.

Venha conhecer-nos…

 

Clínica Integrativa UNO

Acupuntura Médica | Medicina Estética | Medicina Antienvelhecimento | Fisioterapia | Psicologia | Hipnose Clínica | Medicina do Trabalho

Deixe um comentário