Psicologia

 

A Psicologia é a ciência que estuda o ser humano, o seu comportamento… a sua alma… o seu inconsciente… a sua mente…

O ser humano é um ser biopsicossocial, que sofre influências biológicas, psicológicas e do meio em geral e, ao longo do seu percurso de vida, é inevitável o crescimento, as mudanças, estar disponível para desconstruir conceitos, desprender-se de antigos modelos e rever sua própria história, tendo como objetivo estar na vida com mais leveza e saúde.

Este bem-estar vai ficando para amanhã e para depois de amanhã… e as feridas vão ficando mais expostas à ansiedade, depressão, fobias ou perturbações do sono, entre muitas outras, comprometendo o seu funcionamento a nível profissional, familiar e pessoal.

 

Problemas relacionais, dificuldades em tomar decisões ou em comunicar de forma eficaz são dificuldades que encontramos com frequência e perturbam o nosso bem-estar e o alcance dos nossos objetivos.

Consultas de Psicologia Infantil

Aconselhamento parental
Acompanhamento psicológico individual de crianças e adolescentes
Estimulação cognitiva
Avaliação cognitiva
Estimulação pré-escolar
Avaliação das competências em crianças de pré-escolar
Orientação vocacional e profissional
Terapia EMDR
EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular.

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

O processamento natural da informação é reposto e assim após uma sessão com EMDR, a perceção psicossensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece.

O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.
É um poderoso método psicoterapêutico. Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.

Até hoje estima-se que o EMDR ajudou meio milhão de pessoas de todas as idades a libertarem diferentes tipos de traumas psicológicos.

Esta nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais foi desenvolvida por Francine Shapiro, psicóloga americana, na década de 80, e desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, com recomendação especial da OMS e da Associação Americana de Psiquiatria.

Fruto de larga pesquisa as possibilidades de intervenção foram ampliadas passando a abranger as fobias, os transtornos do pânico, depressão e enfermidades psicossomáticas. Denominada genericamente como terapia de Reprocessamento, o EMDR ® foi idealizado como terapia breve e focal.

Dr.ª Edna Carvalho
Psocóloga

Perfil

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada do Porto.

Formada em Terapia EMDR. Formada em Hipnose Terapêutica pelo Instituto Português de Hipnose & Peak Performance. Certificação Internacional de Coaching.

Múltiplas formações: Practitioner PNL; Dislexia; Orientação Escolar e Profissional; Hiperatividade; Ludodiagnóstico; Ludoterapia; Acompanhamento Psicológico Infantil.

Website : www.ednacarvalho.pt