Especialidades Médicas

Endocrinologia
A Endocrinologia é a especialidade médica que avalia e trata doenças relacionadas com as hormonas e com os órgãos que as produzem – as chamadas glândulas endócrinas (por exemplo: pâncreas, tiroide, paratiroides, suprarrenais, hipófise, ovários e testículos). As hormonas circulam no sangue e atuam em inúmeros locais do corpo humano, sendo vitais para o bom funcionamento do nosso organismo em termos de crescimento, desenvolvimento, metabolismo, reprodução e cognição.
Nutrição
A consulta de nutrição consiste numa reeducação alimentar, uma abordagem que não se denomina dieta, mas antes numa mudança de estilo de vida.
Cada pessoa é tratada como um caso único.
Quiroprática
A consulta de quiroprática abrange o diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema músculo esquelético e efeitos destas alterações sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Dá ênfase à manipulação e ajustamento vertebral.

A consulta de Quiroprática está indicada no tratamento das seguintes patologias:
Problemas de Coluna;
Enxaquecas;
Dor Ciática;
Dor de Pescoço;
Hérnia Discal;
Dores de Costas;
Mãos e Pés Dormentes.

Podologia
O Pododogista é um profissional de saúde, especialista nos pés, que previne, diagnostica e trata as doenças dos pés.
Intervém no pé da criança, no pé do desportista, no pé do diabético, no pé do idoso.
Consultoria Biocomportamental
A Consultoria Biocomportamental promove uma intervenção ativa na resolução de conflitos internos e outras situações bloqueadoras da nossa vida. Neste processo de Desenvolvimento Pessoal é dada particular atenção a todos os aspetos da Vida (bios) com o objetivo de encontrar a Ação (comportamento) mais adequada para alcançar o objetivo pretendido.
Medicina Integrativa
Na Medicina Integrativa o Ser Humano é encarado como um todo uno, composto por várias dimensões – física, emocional, mental, social, espiritual – que se influenciam mutuamente e determinam o estado global de saúde-doença. Por conseguinte, a Medicina Integrativa vocaciona-se não só para o tratamento da doença mas também para proteção de saúde e promoção do bem-estar.
Coaching e Mediação de Conflitos
Coaching é um poderoso processo de desenvolvimento pessoal, familiar, profissional e organizacional que desenvolve e reforça o potencial do indivíduo.
O Coaching e a Mediação de Conflitos promovem uma intervenção ativa na resolução de conflitos internos e externos, e outras situações bloqueadoras da nossa vida, permitindo apoiar indivíduos e famílias, na resolução de divergências, promovendo uma convivência com respeito e cooperação.
Homeopatia
A Homeopatia é um método científico de carácter terapêutico, energético, natural e integral criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que promove a estimulação do mecanismo de defesa do nosso organismo contra a doença, ajudando-o a reencontrar o estado de equilíbrio a que chamamos saúde.
Psicologia Especializada no Comportamento Alimentar
Temos disponível uma valência de psicologia especializada para o/a ajudar com questões de controlo de peso, dificuldades em manter uma alimentação equilibrada e problemas relacionadas com a imagem corporal.
Musicoterapia
De acordo com a definição da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT) “Musicoterapia é o uso profissional da música e dos seus elementos como intervenção em contextos médicos, educativos e sociais, com indivíduos, grupos, famílias e comunidades, que procuram melhorar o seu bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual, espiritual e a sua qualidade de vida. A investigação, a prática, a educação e a formação clínica em musicoterapia são baseadas em critérios profissionais estruturados conforme os contextos políticos, sociais e culturais”. (2011)
A Musicoterapia é a utilização controlada do som e da música (ritmo, melodia e harmonia), num processo que favorece a comunicação, a aprendizagem, a mobilização e a expressão dos sentimentos e afetos.
As sessões de Musicoterapia são conduzidas por um musicoterapeuta habilitado e treinado, que trabalha num contexto clínico.
Pedopsiquiatria
A Psiquiatria da Infância e Adolescência, mais conhecida como Pedopsiquiatria, é caracterizada pelo estudo, avaliação e intervenção nas perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência (dos 0 aos 18 anos de idade). A intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas (psicoterapia), bem como intervenções familiares, visando sempre a promoção do bem-estar psíquico da criança e família.
A Pedopsiquiatria aborda o estudo e intervenção em várias áreas e patologias, sendo as mais frequentes:
– Perturbações do Sono;
– Perturbações do Comportamento Alimentar;
– Perturbação do Espetro do Autismo;
– Medos, Perturbações de Ansiedade e Fobias;
– Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
– Perturbação de Oposição e Desafio;
– Perturbações Depressivas;
– Dificuldades Escolares;
– Birras.

Apenas os melhores profissionais

Para um tratamento perfeito

Dr. André Pinto
Médico
Licenciado em Medicina pela Universidade do Minho, iniciou os estudos de Acupuntura na Universidade de Santiago de Compostela, em 2011, seguindo-se estudos em Madrid, Barcelona e Berlim. Desde 2014 com a competência em Acupuntura pela Ordem dos Médicos. Em 2015 colabora como professor em várias pós-graduações de Acupuntura.
Dr.ª Catarina Meireles
Medicina Integrativa
Licenciada em Medicina, pela Universidade de Coimbra, Especialista em Medicina Geral e Familiar. Curso de Naturopatia e Terapia Complementares, pelo Instituto Profissional de Estudos da Saúde. Pós-Graduação em Hidrologia e Climatologia (Medicina Termal), pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Curso de Especialização em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Dr.ª Ana Rodrigues
Consultoria Comportamental - Inteligência Emocional
Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho, especializou-se no tema da Inteligência Emocional dedicando-lhe o doutoramento. Tem vasta experiência no desenvolvimento de competências comportamentais, sendo habitualmente convidada a lecionar estas matérias no meio académico. A relação que acumula em contexto empresarial fomenta intervenções mais direcionadas onde recorre também ao coaching. Em sessões individuais, utiliza todos os seus conhecimentos para centrar a atenção nas emoções do indivíduo e no seu desenvolvimento pessoal.
Dr.ª Ana Moreira da Silva
Musicoterapeuta
Após um intenso percurso enquanto pianista, em 2002 é convidada pela pianista Maria João Pires para integrar o curso de piano “A Frase” (em Belgais – Centro para o estudo das artes), trabalhando não só os aspetos técnicos e artísticos da arte do piano, mas também o efeito e potencial do som no corpo humano e nas emoções. É aqui que trabalha pela primeira vez com o musicoterapeuta Dominique Bertrand, acontecendo o seu primeiro despertar para a musicoterapia. Desde este momento começou a realizar trabalho de investigação nesta área e em 2008 foi-lhe atribuída uma bolsa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá de Henares (Madrid). Em 2009 concluiu nesta instituição a pós-graduação “Especialista em Musicoterapia”.
Em 2014 criou a plataforma Sound&Soul, procurando promover o crescimento pessoal, integrando a arte como meio de atingir a cura e de desenvolver o infinito potencial humano.
Desde 2010 que exerce profissionalmente a atividade de musicoterapeuta.
Paralelamente à sua atividade clínica, mantém a atividade de concertista e é professora de piano no conservatório Centro de Cultura Musical.
Dr.ª Mariana Lima Falcão
Médica
Mariana Lima Falcão tem mestrado integrado em Medicina, pela Universidade do Minho, pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Infância e Adolescência, Pós-graduação em Psicoterapia Psicodinâmica e Pós-Graduação de Terapias de 3ª Geração.
Para além de publicar o livro Exame do Estado Mental, Mypharma 2018, tem uma atividade rica unida ao ensino.
Dr.ª Cláudia Figueiras
Fisioterapeuta
Cláudia Figueiras é licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior Vale do Ave desde 2014 e tem várias formações a nível da pediatria. Osteopata pela escola de Osteopatia de Madrid.
Formações complementares: Formação em Pilates Clínico MW1 e MW2; Formação em Eletroacupuntura; Formação de Osteopatia Pediátrica.
Ao longo do seu percurso de trabalho esteve ligada desde o desporto à pediatria, tendo gosto especial pelo Neuro Desenvolvimento e Osteopatia Pediátrica, nunca deixando de tratar do adulto, procurando sempre a origem do problema e não tratar apenas o sintoma!
Dr.ª Rita Brandão
Fisioterapeuta
– Licenciatura em Fisioterapia pela Escola de Saúde do Vale do Ave;
– Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid.

Formações
– Método Oficial de Kinesio Taping KT1/KT2;
– Acupuntura para fisioterapeutas;
– Stretching Global Activo (SGA);
– Pilates MW1;
– Pilates MW2.

Dr.ª Bárbara Pitrez
Médica
A Medicina Estética tem como objetivo melhorar e rejuvenescer a imagem física do paciente, com recurso a tratamentos minimamente invasivos e praticamente indolores, sem perder o aspeto natural.

A consulta de Medicina Estética vai muito além dos tratamentos, oferecendo ao paciente um acompanhamento individualizado e completo, aumentando o seu bem-estar e contribuindo para o atraso do envelhecimento precoce.

Dr. Adriano Dores
Fisioterapeuta
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra em 2004, possui pós-graduação em Disfunções Cervico-Craneo-Mandibulares, fez formação em Avaliação Ortopédica de Cyriax, Conceito de Mulligan, Kinesio Taping, Ergonomia e Avaliação de Corrida.
Mais recentemente obteve o diploma em terapia de Reiki e Modelo Integrativo Sacro-Craniano, pela College of Cranio-Sacral Therapy (Londres).
A terapia integrativo Sacro-craniana é uma forma de tratamento excepcionalmente suave, que facilita a capacidade de cura natural do corpo e promove a restauração do equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
Ao longo do seu percurso profissional teve a oportunidade de exercer em meio clínico, hospitalar e desportivo em Portugal e em Londres. A sua abordagem tem base num modelo holístico, validando as dimensões física, emocional, mental e espiritual.
Dra. Ana Pinto Bastos
Psicóloga Especializada nas Perturbações Alimentares e Obesidade | Certificação em Nutricoaching
Psicóloga clínica especializada no comportamento alimentar. Iniciou o seu primeiro contacto na área das Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade no estágio curricular, em 2009, ano em que terminou o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, na Universidade do Minho. Dedica-se há mais de uma década a acompanhar pessoas com estas problemáticas e a investir em formação e aprendizagem contínuas. Em janeiro de 2019 concluiu o Doutoramento e, mais recentemente obteve certificação em Nutricoaching. Tem várias publicações científicas sobre as Perturbações Alimentares e Obesidade e vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais na mesma área. Tem como propósito, ajudar e contribuir para a transformação da pessoa, ajudando-a a lidar com a sua alimentação, com a sua relação com o seu corpo e com as suas emoções, resgatando o seu equilíbrio e bem-estar psicológico e emocional.
Dr.ª Beatriz Neves
Nutricionista
Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, com uma Pós-graduação em ‘Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares’, realizada em Amesterdão na Universidade Hogeschool van Amsterdam.
A sua experiência de trabalho incluí Nutrição no âmbito clínico, pediátrico, desportivo, materno-infantil e comunitário, abrangendo diversas faixas etárias, incorporando a vertente funcional como também de coaching, permitindo assim uma maior área de intervenção e em inúmeros contextos.
Interessada na constante atualização profissional e científica, procura frequentar regularmente cursos que acrescentem valor profissional, destacando os seguintes:
– Curso de Nutrição no Desporto – da Teoria à Cozinha – 100% Vegan;
– Curso de Nutrição Avançada no Desporto;
– Seminário de Nutrição Funcional na Gravidez;
– Congresso Europeu de Nutrição Funcional.
Dr.ª Fabiana Castro
Acupuntura Médica e Homeopatia
Licenciada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Brasil), com formação em Clínica Médica e Medicina Interna (HPM-RJ). Pós-graduação em Homeopatia (Instituto Hahnemanniano do Brasil) e em Acupuntura (UFF). Mestre em Medicina pela Universidade do Minho e membro da Ordem dos Médicos do Norte.

Em associação com a medicina convencional, atua com uma abordagem integrativa ao considerar as dinâmicas física, social e emocional no processo saúde-doença.

Dr.ª Ana Luísa Rocha
Fisioterapeuta
Ana Luísa Rocha é licenciada em Fisioterapia pelo Instituto Superior do Alto Ave, com várias formações complementares na área da gravidez, pós-parto, disfunções do pavimento pélvico e biofeedback.

Desde 2008 a exercer a atividade em meio clínico e hospitalar e, em 2014 iniciou em exclusivo a sua prática na área da saúde da mulher.

Dr.ª Catarina Madeira
Médica
A Consulta Antienvelhecimento (Anti-Aging) é uma experiência enriquecedora, que consiste na avaliação detalhada da condição médica do paciente, com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida e retardar ao máximo o envelhecimento precoce do organismo.

Após o estudo do paciente, é realizado um acompanhamento individualizado, que assenta na adoção de estilos de vida corretos, suplementação vitamínica, modulação e terapias hormonais aplicadas à longevidade.

O objetivo é ajudar a Viver Mais e Melhor!

Dr.ª Nadine Ribeiro
Psicóloga
Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada do Porto, pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e em Neuropsicologia de Intervenção pelo CRIAP, mestre em Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Formada em Terapia EMDR pelo Centro Português de Trauma e Luto; possui formações na intervenção em luto em diferentes contextos e em Perturbação do Comportamento Alimentar pela Universidade do Porto. Realizou uma especialização avançada em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Português de Psicologia.
Dr. Raul Cachada Rodrigues
Quiroprático
Licenciado em Ciências (Biologia) pela faculdade de Bloomfield (USA). Doutorado em Quiroprática pela Cleveland University Kansas City (USA).
Dr.ª Sara Lopes
Endocrinologista
Mestre em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UM);
Elemento da equipa médica do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Braga;
Preletora de seminários, tutora hospitalar na área de Endocrinologia e monitora clínica de aulas práticas da EM-UM;
Investigadora com vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais;
Palestrante em sessões de formação para profissionais de saúde;
Participante em vários cursos, congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais na área de Endocrinologia e Nutrição.
Dr.ª Sofia Cid
Coaching e Mediação de Conflitos
Coach certificada, é licenciada em Sociologia com especialização em Sociologia da Família e Solidariedades Sociais.
Pós-graduada em Mediação Familiar e Educação e Parentalidade Positiva, com várias formações complementares em áreas como Coaching de Conflitos, Neuropsicologia e Mindfulness.
Como Coach promove um intenso processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, que visa criar condições para que cada um possa viver a sua vida de uma forma consciente e plena, como Ser Uno e Integrado.
Através do Coaching de Conflitos, apoia a resolução de divergências entre casais ou outros elementos familiares, através da capacitação de novas habilidades e da mudança comportamental, apoiando indivíduos e famílias na aceitação das suas diferenças de forma madura e imparcial, promovendo uma convivência com respeito e cooperação.
Dr.ª Catarina Fernandes
Podologista
Catarina Fernandes, licenciada pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Pós-graduação em Higiene Segurança e Saúde no Trabalho. Formadora na área da Segurança e Saúde Ocupacional. Múltiplas formações.
Dr.ª Márcia Rodrigues
Pedopsiquiatra
Interna de Formação Específica em Pedopsiquiatria, completou o Mestrado Integrado em Medicina, pela Universidade do Minho; Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Crianças e Adolescentes, pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências; Psicoterapia Breve Mãe-Bebé – Principles & Practice of Psychoanalytic Parent-Infant Psychotherapy, pelo Anna Freud Centre Training; atualmente encontra-se a realizar a formação em Intervenção Sistémica e Familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte.
Realização de múltiplos cursos, com destaque para o Professional Course on The Greenspan Floortime Approach® e Formação Clínica na Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS-2).

Últimas Notícias