Síndromes Funcionais – Qual é a causa doutor?

Classicamente, síndromes funcionais são quadros apresentados por pacientes que se queixam de sintomas físicos cuja origem biológica não é clara, na ausência de marcadores biológicos de doença.

Os sintomas inexplicáveis são alterações da função, sem alteração nos órgãos concomitantes e que, mesmo após avaliação médica, não poderiam ser encaixados como parte de uma doença classicamente definida.

Os pacientes com esses diagnósticos são usuários frequentes do sistema de saúde, com grande número de exames solicitados em várias investigações inconclusivas e geralmente negativas.

Praticamente todas as especialidades médicas apresentam síndromes funcionais, como a síndrome do intestino irritável, dispepsia (gastroenterologia), dor pélvica crónica (ginecologia), fibromialgia (reumatologia), dor torácica não cardíaca (cardiologia) e cefaleia tensional (neurologia), entre outras.

A lista de quais síndromes contemporâneas poderiam ser chamadas “funcionais” é variável e controversa, e provavelmente em grande parte destes diagnósticos coexistem causas orgânicas e psicossociais, muitas vezes nos mesmos indivíduos.

Uma abordagem multidisciplinar por parte de clínica, psiquiatria, psicologia é comumente requerida.

Elas representam um grande desafio à medicina pela frequência elevada associada à evolução crónica dos sintomas com pouca melhora ao longo dos anos.

Neste contexto, algumas práticas da Medicina Integrativa têm uma visão clara de que mente e corpo formam um TODO que contempla aspetos energéticos, para além dos tangíveis, e que apenas quando o equilíbrio entre estes é alcançado a saúde reestabelece-se.

A associação entre a Medicina Convencional e Práticas Complementares indicadas individualmente podem contribuir para melhora dos sintomas dessas pessoas.

Clínica Integrativa UNO

⭐️ Marque já a sua consulta.

🌀 Estamos aqui para Si!

📞 Marque já a sua consulta: 917 178 121 • 253 071 739 • geral@clinicauno.pt