Um guia simples: coma alimentos com a cor do arco-iris e construa um sistema imunológico funcional.

A saúde, o nosso bem-estar e um sistema imunológico forte, dependem de uma dieta equilibrada. Um competente sistema imunológico ajuda a combater vírus e bactérias invasoras. Nutrientes como zinco, ferro, selénio e vitaminas como A, C, D, E, B-6 e B-9 ajudam a uma resposta eficaz do nosso corpo a agressões patogénicas.

E hoje, confinados às nossas casas, temos de aproveitar os momentos para cuidar da nossa saúde através dos alimentos.

Vegetais consumidos com gorduras saudáveis, proteínas de qualidade e temperados com ervas ou especiarias frescas fornecerão o essencial para uma imunidade saudável.

 

Uma maneira simples de escolher os alimentos é imaginar um arco-íris e utilizar todas essas cores na sua alimentação. Cada cor representa nutrientes diferentes, fundamentais para o nosso corpo.

 

Amarelo

Vegetais amarelos e alaranjados, como cenouras e abóboras, são muito ricos em antioxidantes, como as vitaminas A e C e, contêm carotenoides que dão a cor amarelo-alaranjada a esses vegetais.

 

Verde

Os vegetais verdes têm vitaminas, minerais e são uma boa fonte de fibras. Comer uma dieta rica em folhas verdes pode oferecer inúmeros benefícios à saúde: diminui a obesidade, doenças cardíacas e pressão arterial. Como sabemos que o coronavírus explora as nossas fraquezas, é importante manter o coração e o sistema vascular felizes.

 

Vermelho

Os vegetais vermelhos protegem nosso coração e contêm licopenos, benéficos na nossa dieta, pois reduz o risco de neoplasias da próstata e pâncreas.

 

Branco

Legumes brancos são fontes excelentes de potássio, magnésio e fibras. Cogumelos, batatas, couve-flor e nabos, e outras plantas encontradas no espetro branco, contêm nutrientes que diminuem o nível do mau colesterol e a pressão arterial elevada. Os nutrientes encontrados nos vegetais brancos também minimizam o risco de cancro de cólon, próstata e mama.

 

Azul e roxo

Frutas e vegetais azuis e roxos, como mirtilos, couve roxa e beringela, são ricos em micronutrientes e antioxidantes.

 

Assim, na próxima vez que for às compras, leve consigo o arco-íris e verifique se compra vegetais de todas as cores. Faço-a pela sua saúde e dos seus.

E, hoje, que tal alface com tomates e um fio de azeite? Ou pimentos amarelos salteados com cogumelos e brócolos?

 

Até já!

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