Não vamos falar de restrições, às quais os tratamentos estão geralmente associados, mas de algumas ações benéficas para esta condição e para a saúde no seu todo.

Os conselhos que se seguem são válidos para a população em geral. O objetivo é incrementar o estilo de vida e melhorar o controlo da Diabetes ou da resistência à insulina, para quem (ainda) não é.

A diabetes é uma doença do metabolismo crónica e inflamatória, que aparece após um longo período de resistência à insulina.

Para quem sofre desta doença (e para quem não sofre, também), aqui ficam então três conselhos de grande importância para a sua saúde:

1 – Aumentar o consumo de proteínas vegetais, que está associado a melhor perfil glicémico: feijão, grão de bico, lentilhas, nozes e amêndoas;

2 – Incluir mais legumes de várias cores nos seus pratos, sobretudo os verde-escuros, pois têm propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir os fatores inflamatórios e os radicais livres, mais elevados na Diabetes;

3 – Atividade física diária. Vale tudo o que mais gostar e lhe for acessível, desde o subir as escadas do prédio, ou do Metro, a deixar o carro em casa e andar mais a pé, e até práticas mais ou menos formais de exercícios, como a dança, a caminhada ou o treino funcional.

E, se conhece alguém diabético ou que precise de refletir sobre este assunto, hoje é um bom dia para partilhar este post.

Bom fim de semana.

Esperamos por Si…