A Fisioterapia Dermato-Funcional é uma área que se ocupa da avaliação e tratamento de distúrbios que têm por base alterações da funcionalidade do sistema tegumentar.

A Fisioterapia começou a interessar-se por esta área com o objetivo de, através dos seus conhecimentos de anatomia e fisiologia, proporcionar um tratamento mais eficaz e seguro para o paciente. Doenças dermatológicas e problemas estéticos afetam significativamente a auto-estima. O desconforto e os efeitos psicoemocionais são frequentemente mais sérios que as alterações físicas causadas pela patologia, interferindo de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo. A promoção do bem estar e da qualidade de vida deve ser uma prioridade para o profissional de saúde, sendo por este motivo que a Fisioterapia se tem vindo a interessar cada vez mais por esta área.

A intervenção da Fisioterapia Dermato-Funcional divide-se em duas grandes áreas: reparadora e estética. Da primeira fazem parte problemas como: úlceras; cicatrizes; feridas;  queimaduras.

Por outro lado a área estética é responsável por intervenção em distúrbios, como:

– Envelhecimento cutâneo (rugas, manchas e pele desvitalizada);

– Acne;

– Rosácea;

– Fibro edema gelóide (“celulite”);

– Hiperlipodistrofia (“gordura localizada”);

– Flacidez (dérmica e muscular);

– Estrias;

– Edemas linfáticos e/ou venosos;

– Pré e pós- operatório.

 

Esperamos por Si…

 

Clínica Integrativa UNO

Acupuntura Médica | Medicina Estética | Medicina Antienvelhecimento | Fisioterapia | Psicologia | Hipnose Clínica | Medicina do Trabalho

Deixar uma resposta